Foi embora ou foi-se embora?

Foi embora Está correto

A forma correta de escrita da palavra é embora. Em bora, escrito de forma separada, está errado. A palavra embora é usada maioritariamente como advérbio ou como conjunção. A palavra embora é formada por contração da expressão em boa hora.

O que significa foi embora

Expressão que significa que alguém deixou um local, seguiu dali, foi-se, ou algo que acabou, foi finalizado. Ele foi embora da casa. Ela perdeu o prazo de inscrição, então a oportunidade de passar no concurso foi embora.

Quando se usa a palavra embora

No primeiro, “embora” é uma conjunção concessiva, que é usada para formar estruturas no presente e no pretérito imperfeito do subjuntivo. São sinônimos de embora: ainda que, apesar de, mesmo que, conquanto. Ex.: Come muitos doces, embora esteja de dieta. Embora estivesse cansado, corria toda a maratona.

Foi embora sinônimo

1 partir, sair, ir, vazar, dar o fora, zarpar, retirar-se, afastar-se, fugir, desaparecer, sumir, evadir-se, pirar-se, pisgar-se, esgueirar-se, escapar, escapulir.

É correto escrever Sugere-se

A forma correta é previsse. O verbo prever conjuga-se como o verbo ver. Tal como se diz se eu visse,…

Como usar o verbo foi

a preposição "em" pode se contrair com os artigos (a, as, o, os, um, uns, uma, umas). Mesmo na forma contraída, ela só deve ser empregada junto ao verbo ir com sentido de "ocorrer"….As preposições e formas verbais como "foi"

Pretérito Perfeito Pretérito Mais-que-Perfeito
ele foi ele fora
nós fomos nós fôramos
vós fostes vós fôreis
eles foram eles foram