Onde ocorre o fenômeno da pororoca?

Onde acontece o fenômeno da pororoca

No Brasil esse fenômeno ocorre na foz do rio Amazonas, litoral do Estado do Pará, extremo norte do país, e no rio Mearim, Estado do Maranhão, o encontro das águas promove um verdadeiro espetáculo, provoca também um rasto de destruição nas margens dos rios, retirando muitas árvores, algumas dela de grande porte.

O que foi o fenômeno da pororoca

Pororoca é um fenômeno natural caracterizado por grandes e violentas ondas que são formadas a partir do encontro das águas do mar com as águas do rio.

Quantas vezes por ano tem a pororoca

A Pororoca é considerada uma das ondas surfáveis mais longas do mundo. Este poço de maré está localizado na enorme Amazônia e só pode ser surfado duas vezes por ano.

Quando foi a última pororoca

Fim irreversível da pororoca foi anunciado em 2015 No ano de 2015, especialistas chegaram a anunciar o fim da pororoca no rio Amapá como um fenômeno irreversível; sofreu danos causados pela ação do próprio homem com o represamento e a criação de búfalos ao longo das margens do rio, que corta sete municípios amapaenses.

Quanto tempo dura a pororoca

Essa onda pode atingir até 4 metros de altura e durar até uma hora e meia, avançando 50 quilômetros rio adentro.

Onde fica o encontro do rio com o mar

estuários
Você já ouviu falar em estuários Eles são uma zona de transição entre o rio e o mar. O estuário é um corpo de água costeira parcialmente fechado, onde a água salgada é diluída com água doce. Logo, eles são essenciais para o encontro das águas.